As válvulas de gerenciamento de água, dispositivos mecânicos que permitem fazer o gerenciamento da água em um sistema hidráulico.

Elas são utilizadas em diversos segmentos, como indústrias, sistemas de irrigação e de saneamento das cidades. Existem diversos tipos de Válvulas, cada uma com características próprias e indicada para diferentes aplicações.

Sendo assim, a seguir, vamos falar sobre alguns dos tipos mais comuns!

Válvulas Borboleta

As Válvulas de Borboleta são muito utilizadas em sistemas de abastecimento de água onde é necessário fazer o controle de passagem de água em casos de rupturas da rede ou manutenção da linha.

Elas possuem um disco em formato de borboleta que gira em torno de um eixo, permitindo controlar a vazão de água no sistema.

Dessa forma, esse tipo de válvula é relativamente simples e de baixo custo, além de ser fácil de instalar e operar.

Válvulas de Controle

As Válvulas de Controle, utilizadas em sistemas que exigem um controle preciso da vazão de água. Além disso, elas possuem uma parte móvel que se ajusta para regular a quantidade de água que passa pelo sistema. Portanto, essa válvula é muito utilizada em processos industriais e sistemas de saneamento.

Válvulas de Fechamento Rápido (V.R.P)

As Válvulas de Fechamento Rápido, utilizadas em sistemas onde é necessário fechar a passagem de água de forma rápida e segura caso tenha uma perda de carga/aumento de pressão na tubulação.

Elas possuem um mecanismo que fecha a válvula em poucos segundos, evitando danos ao sistema e garantindo a segurança dos equipamentos ligados na rede e também das pessoas próximas a rede de água.

Válvulas de retenção

As válvulas de retenção abrem para permitir o fluxo da água na direção desejada, fecha de forma rápida e estanque para evitar o fluxo de retorno e o golpe de aríete.

Muito utilizada em estações de bombeamento de  água, em sistemas que exigem isolamento de zona unidirecional e em locais irregulares, com linhas verticais ou horizontais fornecendo fluxos ascendentes ou descendentes na  rede hidráulica.

Válvulas de Ventosa

Por último, mas não menos importante, temos as Válvulas de Ventosa, utilizadas em sistemas de tubulação para evitar a formação de bolsões de ar. Elas possuem uma válvula que permite a saída de ar do sistema, evitando que ele se acumule e prejudique o fluxo de água.

Portanto, as Válvulas de gerenciamento de água são fundamentais em sistemas hidráulicos que exigem um controle preciso da vazão de água. Cada tipo de válvula tem suas características próprias, indicada para diferentes aplicações. Por isso, é importante escolher a válvula correta para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar problemas futuros.